Histórico:
O início da iniciativa do “Informe-CI”, surgiu em meio as aulas da disciplina de “Tecnologias Digitais da Informação” para os alunos do 2º período de Biblioteconomia (2019/2º) da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Na época tive a percepção que os alunos, em geral, apesar de conhecerem os vários recursos digitais de informação, falhavam ao manterem-se informados sobre temas relacionados a área de Ciência da Informação e atualidades. Problema que repetia-se, inclusive, com muitos dos estudantes mais avançados no Curso e profissionais formados.
Desde essa constatação, comecei a divulgar alguns informes que considerava pertinentes na minha conta do Twitter. A adesão dos alunos a conta no Twitter superou a expectativa.
Foram, aproximadamente, dois meses pensando em como facilitar o acesso aos conteúdos relacionados a Biblioteconomia. Em novembro, resolvi aproveitar meu Site pessoal e “repaginá-lo”, integrando-o à “Timeline” do Twitter, proporcionando aos visitantes o acesso aos tweets sem exigir o acesso efetivo a rede social. Era 11 de dezembro de 2019, quando lancei a primeira versão do site!
Após o lançamento, alguns amigos indicaram a possibilidade de integrar o Twitter e Site as redes sociais mais conhecidas: Facebook e Instagram. Integração que colocava alguns desafios, inclusive porque os produtos do Facebook não se integram com o Twitter. Portanto, foi necessário buscar formas de converter os Tweets em Posts no Site e integrar os posts as redes sociais e além disso, automatizar a rotina de conversão de novos tweets em postagens para as redes sociais.
No processo de integração, efetivou-se a ideia “Informe-CI”. Um projeto de Curadoria de Conteúdo, multi plataforma e integrado, com identidade própria, para a informação dos profissionais da informação e estudantes.
A página no Facebook e perfil do Instagram, nasceram juntos, em 25 de dezembro de 2019. Depois surgiu o Canal no Telegram e o ChatBot Telegram em 20 março de 2020 e, posteriormente, o NewsLetters, em 28 março.
Em maio de 2020 o Portal, redes sociais e serviço de NewsLetters foi institucionalizado como Ação de Extensão junto ao Departamento Acadêmico de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia.
Em agosto de 2020 foi concluído a automatização da lista índice de Tags e no mês seguinte os recursos de busca por conjuntos de Tags e o buscador de informes.
Funcionamento
Em resumo, o funcionamento do “Informe-CI” segue o esquema abaixo:
1. Identificação e monitoramento de fontes em Ciência da Informação, a partir de sites, blogs, revistas, alguns repositórios etc;
2. Leitura e seleção de notícias, matérias e publicações para elaboração dos informes;
3. Elaboração de “informes” com até 280 caracteres (Tweets) com informações, imagem e links para texto completo de matérias, notícias, artigos, ebook ou trabalhos de conclusão de cursos de Pós-graduações em Ciência da Informação etc.;
4. Sincronização automática do Tweet com a seção post do Site “Bib. Prof. Pedro Andretta”;
5. Sincronização automática do post do Site com o Perfil do Linkedin;
6. Sincronização automática do post do Site com o Canal do Telegram e o Chatbot Telegram “Informe-CI”;
7. Sincronização automática do post do Site com a Página no Facebook “Informe-CI”;
8. Elaboração automática do NewsLetters “Informe-CI” com os novos informes;
9. Elaboração de posts para o Perfil do Instragram “Informe-CI”
É importante ressaltar que:
Desde maio de 2020, o “Informe-CI : Curadoria de conteúdos digitais para Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos“, configura-se como uma atividade de extensão da Universidade Federal de Rondônia.
Os informes são sempre atuais. Do dia, ou quando muito, da mesma semana.
Os informes podem conter links para conteúdos no idioma inglês ou espanhol. Assim recomenda-se o domínio dessas línguas ou o uso de tradutores automáticos como Google Tradutor e DeepL.
O escopo dos informes não abarcam divulgação de ofertas de trabalho, concursos e conteúdos comerciais ou dicas para concursos.
No Site “Bib. Prof. Pedro Andretta” ficam armazenadas todos os informes, oferecendo alguns recursos adicionais, como “notícias relacionadas”, busca por “tags” e espaços para interação via comentários.